O cantor e compositor Moraes Moreira lança hoje, no Centro Cultural BNB, às 19hs, o livro A História dos Novos Baianos e Outros Versos. O livro conta toda a trajetória do artista baiano, desde sua estréia ao lado do Grupo Novos Baianos (1969) até os dias de hoje como um dos mais populares artistas brasileiros. Toda esta história está contada em 926 versos de cordel, que esta noite serão declamadas pelo próprio autor numa prévia do show que está sendo montado para o lançamento do livro.
Moraes Moreira está aproveitando o ano de 2008 para fazer um resgate da memória dos Novos Baianos. O livro é somente o primeiro passo. Entre os projetos, ele diz que está tentando montar um DVD com imagens do grupo. "Vem muito mais coisa por aí", afirma.
60 carnavais
A história de Moraes Moreira começa no interior da Bahia, na pequena Ituaçu. Lá ele teve contato com o som das bandas que tocavam na praça. Aos doze anos ganhou uma sanfona de oito baixos da irmã. Seu professor era uma presidiário chamado Fidélis, que era o maior sanfoneiro da região e lhe dava aulas na cadeia.
Nos anos 60, já morando em Salvador, Tom Zé apresenta Moraes para o meio musical baiano. Não demorou muito para que se juntasse um grupo de malucos cabeludos que tinha como única meta fazer música e jogar bola. Eram os Novos Baianos. Morando todos juntos num cobertura em São Paulo, depois num sítio no Rio de Janeiro, a qualquer momento podia surgir uma idéia de letra ou de som que logo se transformaria em música. Tudo em meio aos afazeres domésticos.
Em 1975, Moraes deixou o grupo e partiu para a carreira solo. Seu nome foi imediatamente ligado ao carnaval. Frevo, samba, rock e poesia, tudo junto passou a fazer a alegria de muitos brasileiros. Entre seus maiores sucessos estão "Pão e poesia", "Festa do interior" e "Pombo correio".